Pastelzinho chinês

Suzana gosta muito de Mandu, um pastelzinho coreano... encontrei essa receita que parece ser bem próxima do Mandu:

Gyoza
Mari Hirata

Ingredientes

Massa de gyoza*
300 g farinha de trigo
150 ml de água morna


Recheio
2 kg de carne de porco gorda moída (ou picada
na faca)
¼ de acelga chinesa ou repolho
50 g de nirá (especie de cebolinha chinesa)
50 g de cebolinha
2 shiitakes
2 dentes de alho

Tempero
1/2 col. (chá) de shoyu
1/2 col. (chá) de saquê
1/2 col. (chá) de óleo de gergelim
1/2 col. (chá) de açúcar
1/2 col. (chá) de gengibre ralado
sal e pimenta-do-reino

Molho
3 col. (sopa) de shoyu
2 col. (sopa) de vinagre de arroz
1 col. (chá) de molho de pimenta raiyu (feito com óleo de gergelim e pimenta vermelha seca picada)

* a massa pode se encontrada pronta em empórios de produtos japoneses

Mari Hirata

Preparo

Recheio
Passe a acelga rapidamente na água fervente e esfrie. Esprema bem para tirar o excesso de água e pique bem fininho. Pique também igualmente o nirá, a cebolinha,o shiitake e o alho). Misture tudo com a carne moída e sove até ficar homogêneo. Junte os ingredientes do tempero e sove bem. Deixe esfriar na geladeira enquanto prepara a massa.

Massa
Em uma vasilha, misture a farinha e a água aos poucos e vá misturando com as pontas dos dedos até formar uma bola, que não pode ficar seca demais – se for necessário, molhe as mãos e continue sovando até formar uma bola. A massa deve ficar lisa e homogenea.

Deixe descansar embrulhada em uma toalha em temperatura ambiente por pelo menos 30 minutos. Abra a massa, formando um cordão de 30 cm; corte com a faca fatias de 2 cm e abra cada pedaço em forma de botão. Depois, faça círculos finos de 7 a 8 cm de diâmetro. Se achar muito trabalhoso, abra a massa bem fina na máquina de macarrão e corte com a boca de um copo (de 7 a 8 cm), da mesma maneira que se faz pastel (embora não fique tão bom desse jeito).

Coloque em cada círculo com 1 colher (sopa) do recheio cru. Molhe as bordas com água e feche bem, formando dobrinhas para empedir que o recheio saia. Coloque cada pastelzinho em uma bandeja polvilhada com maisena. Cubra com pano para não secar.

Em uma frigideira antiaderente, coloque um pouco de óleo vegetal e os pastéis lado a lado, (sem empilhar). Quando estiverem quase dourados embaixo, junte ½ copo de água fervente e tampe imediatamente. Deixe em fogo forte, cozinhando no vapor da panela. Quando a água evaporar completamente estará pronto. Misture bem todos os ingredientes do molho e sirva acompanhando os pasteis.

Rendimento:30 unidades
Tempo de preparo: 1h 30 min
Execução: moderado
Custo: barato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Creme de galinha

Pão de ló de goma

Torta de banana